Cerveja artesanal: o que é e por que ela é diferente?

Nos últimos tempos, a cerveja artesanal tem ocupado cada vez mais lugares nas prateleiras de supermercados, nos bares, nas redes sociais e nas rodas de conversa.

É inegável que a cerveja é uma das maiores paixões do brasileiro e, por muito tempo, grandes indústrias dominaram esse mercado, mas algumas marcas de cervejas artesanais surgiram trazendo propostas diferentes.

Mas as cervejas artesanais são realmente diferentes? O que elas são? Para responder essas e outras perguntas relacionadas ao assunto, resolvemos preparar esse artigo.

Acompanhe conosco!

O que é uma cerveja artesanal?

Como o Ministério da Agricultura não possui uma legislação para definir o que torna uma cerveja, de fato, artesanal, vamos utilizar o critério da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), que é baseado no volume produzido pela empresa: são artesanais as cervejas com produções de até 5 milhões de litros por ano, o que equivale a cerca de 415 mil litros por mês.

Como o volume de produção das cervejas artesanais é menor, existe um acompanhamento mais próximo do próprio cervejeiro, até porque o processo tem o foco na qualidade da bebida e não na quantidade produzida, respeitando todo o tempo do processo.

As cervejas artesanais são produzidas com foco na variedade de cores, aromas e sabores, fazendo o uso de técnicas e receitas tradicionais.

Como são produtos gastronômicos que possuem maior intensidade e complexidade sensorial, o consumo é feito com maior atenção e em menor quantidade. Alguns bares, cervejarias e lojas especializadas em cervejas artesanais promovem o ditado: “Beba menos, beba melhor”.

Já existem mais de 120 tipos de cervejas especiais, e estas são classificadas em 3 categorias:

Ales

Possuem alta fermentação e são mais complexas. English Pale Ale, Stout e Trapista são as mais conhecidas da categoria.

Lagers

Aqui se encontram as mais conhecidas do mundo. São bebidas mais leves e de baixa fermentação. Fazem parte da categoria as tradicionais Pilsen, Schwarbier e American Lager.

Sour

Aqui as cervejas podem ser de alta, baixa ou de fermentação espontânea, como as Lambic.

Geuze, Faro e Kriek são os subestilos mais conhecidos.

 

Quais os diferenciais de uma cerveja artesanal?

Além do cuidado acima da média com a matéria-prima utilizada na produção, entrega e apresentação do produto, existem outras características que diferenciam as cervejas artesanais das comuns.

Normalmente, a garrafa possui um rótulo que foi desenhado à mão e os ingredientes são adquiridos diretamente com o produtor rural e no horário em que estão mais frescos, a fim de obter um melhor resultado final na receita.

Além disso, os próprios cervejeiros costumam entregar o produto nos estabelecimentos comerciais e ensinam os comerciantes como devem fazer a preservação do mesmo.

A cerveja Handwerk acende o espírito artesanal

Nós respiramos a verdadeira cerveja artesanal.

Somos apaixonados por sabores únicos, capazes de marcar os melhores momento da vida.

Aqui, somos cheios de personalidade e é isso que cada gole de Handwerk carrega.

O sol que nos ilumina é líquido, dourado e gelado.

Nossas criações levam os melhores ingredientes e são feitas com o cuidado de quem ama, vive e bebe com espírito artesanal.

Criamos cervejas para conectar pessoas, para tornar momento inesquecíveis, para brindar a felicidade.

Criamos cervejas para quem tem personalidade.

Criamos cervejas que acendem o espírito artesanal.

Salute, Cheers, Salud, Saúde. Prosit!